quarta-feira, 14 de julho de 2010



Olá a todos,

Já faz um bom tempo que o João Otávio conseguiu o BIPAP mas, mesmo assim, ele continua internado aqui na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba embora tenha condições clínicas de alta. O BIPAP permitiu, sem dúvida nenhuma, que ele tivesse uma melhora de qualidade de vida pois agora ele pode sair para tomar um solzinho no pátio externo do hospital, fazer alguns passeios externos como os que postamos aqui e, inclusive, ontem ele iria para sua casa passar algumas horas e voltaria a noite para o hospital.

Acredito também que o BIPAP fez uma diferença enorme para sua família que pôde passar mais tempo com o João e em circunstâncias e lugares mais agradáveis que entre as quatro paredes de um quarto de hospital.

Fora o BIPAP conseguimos vários outros equipamentos como a cadeira especial, mais recentemente uma cama-berço hospitalar doado pelo Rotary de Sorocaba

Mas, então, por que vocês não dão alta logo para o pequeno João? nos perguntam alguns...
Bem resumidamente, duas coisas ainda impedem a alta do João:

A necessidade de home-care
Adequar a sua casa as necessidades do João Otávio
1) HOME CARE
Praticamente este é o ítem mais complicado: embora com condições de alta, o João Otávio precisa de cuidados diários e contínuos de enfermagem. Explico: por usar a traqueostomia pode haver acumulo de muco e até a formação de rolha, tampando e impedindo a passagem de ar. Por isso é necessário a higienização/aspiração frequente e tem de haver um enfermeiro 24 horas em seu domicilio, alternando em escala de plantão para qualquer eventualidade. Além disso é necessário: fisioterapia diária, visita diária da enfermeira padrão, visitas médicas sempre que necessário. Tudo isso tem um custo estimado entre R$15000 e R$20000 mensais conforme levantamos e nossa cidade não conta com serviço público de homecare.

2) Reforma da casa
Inicialmente, o dinheiro arrecadado que não foi utilizado para a compra do BIPAP sugerimos a família que comprasse outros equipamentos hospitalares mas foi rapidamente descartado pelo alto valor e achamos mais fácil conseguir em doação mesmo. Então sugerimos que fosse usado para reformar o quartinho do Jõao.
Embora não seja indispensável como o homecare, a reforma da casa é importante pois com uma ambiente mais arejado, pensado nas necessidades do João permitiria uma melhor qualidade de vida e menos risco de infecções respiratórias, por exemplo. Dra Soraya teve a idéia e fez um vídeo do João com depoimentos de toda equipe de enfermagem, fisioterapia, família do João, médicos e encaminhou a diversas emissoras de TV como os programas do Luciano Huck, Gugu, que fazem aqueles quadros de reforma de casa. sabemos que é difícil, quase impossível. Mas qualquer chance não está sendo desprezada...

Pessoalmente, embora eu queira MUITO que o João consiga, eu fico com um pouco de receio pois não consegui filmar esse negócio direito: toda vez que eu ia falar eu começava e desatava a chorar que nem uma menininha. Se esse video foi ao ar algum dia vou pagar esse mico em cadeia nacional... mas tudo bem, pelo João vale a pena.

Portanto: se alguém tem ou conhece alguém que tenha algum contato com os produtores desses programas nos dê uma mão: comente, peça que assistam o vídeo, falem deste blog. Quem sabe??

Por fim duas coisas:

Peço aos que puderem que continuam divulgando e ajudando o João e sua família. Todo o dinheiro arrecadado está sendo usado em proveito do João e a família é excelente nesse ponto.
E queria deixar minhas desculpas por não atualizar o blog com mais freqüência. Vou tentar corrigir isso. É que , realmente, ver, falar do João mexe comigo....

Bem algumas fotos: